top of page
  • Foto do escritoraFill Inovação

Por que importar e exportar é tão importante?

Atualizado: 16 de jun. de 2020



Estamos vivendo uma era em que a grande maioria das empresas já compete em escala global.


Assim que uma empresa começa a operar internacionalmente, há muitos fatores adicionais que podem ter um impacto enorme em seu sucesso. Exportar e importar mercadorias não é apenas o núcleo de muitos negócios grandes e bem-sucedidos, também é a chave para a economia nacional crescer e se expandir.

Cada país é dotado de alguns recursos específicos. Ao mesmo tempo, um país pode não ter outros recursos necessários para o seu desenvolvimento e crescimento da sua economia como um todo. Por exemplo, enquanto alguns países são ricos em minerais e metais preciosos ou combustíveis fósseis, outros são grandes produtores de alimentos.

Uma vez que os países começam a exportar o que fazem de melhor, assim como a importar os bens que lhes faltam, suas economias começam a se desenvolver.

Importar e exportar não é importante apenas para as empresas, é importante para os consumidores também. Os consumidores podem se beneficiar de certos produtos ou componentes que não são produzidos localmente, mas estão disponíveis para compra online de uma empresa no exterior. A concorrência também estimula inovação, produção de produtos melhores e disseminação de preços mais justos.

APRESENTANDO PRODUTOS A NOVOS MERCADOS

Inicialmente é necessário determinar se existe uma necessidade real no mercado específico para um produto ser exportado e, com isso, desenvolver uma estratégia de marketing eficaz com antecedência.

Da mesma forma, antes de um produto ser importado, muita pesquisa também precisa ser feita.

Graças à Internet, hoje podemos realizar pesquisas de mercado sem sair do país de origem, porém é preciso ter bastante cuidado com a veracidade das informações encontradas na rede.

Outro ponto de atenção é a questão cultural. Pesquisar a respeito de costumes, como são feitas as negociações, legislação nacional, faz parte do trabalho inicial de quem deseja fazer negócios com empresas de outros países.


REDUÇÃO DE CUSTOS

Um dos maiores benefícios da importação é a redução dos custos de fabricação. Muitas empresas consideram a importação de produtos ou partes e peças mais acessível do que os produzir localmente.

Existem inúmeros casos em que os empreendedores encontram produtos baratos e de boa qualidade, mesmo quando as despesas gerais de importação são incluídas. Então, ao invés de investir em máquinas modernas e caras, os empresários optam por importar mercadorias e reduzir seus custos. Na maioria dos casos, eles acabam pedindo grandes quantidades para obter um preço melhor e minimizar ainda mais os custos.


FORNECENDO PRODUTOS DE ALTA QUALIDADE

Viajar ao exterior, visitar fábricas e vendedores para encontrar produtos de alta qualidade e importá-los pode ser uma tarefa árdua, porém recompensadora. Muitas vezes ainda é necessário contratar serviços especializados de controle de qualidade que auditam os procedimentos durante a fabricação como garantia de que o produto comprado será entregue conforme a qualidade contratada.


AUMENTANDO O POTENCIAL DE VENDAS

Embora a importação de produtos possa ajudar as empresas a reduzir custos, a exportação de produtos pode garantir o aumento das vendas e o potencial de vendas em geral. As empresas que se concentram na exportação expandem sua visão e comercializam regional, internacional ou globalmente. Em vez de ganhar dinheiro com a venda de suas ofertas no mercado local, essas empresas estão concentradas em descobrir novas oportunidades de apresentar seu trabalho no exterior.

A exportação de produtos é especialmente boa para médias e grandes empresas - as que já se expandiram no mercado local. Depois de saturarem o mercado em seu país, a exportação de produtos para o exterior pode ser uma grande oportunidade para essas empresas aumentarem o potencial de vendas.


AUMENTAR OS LUCROS

A exportação de produtos pode contribuir amplamente para aumentar os lucros. Isto é principalmente devido aos pedidos estrangeiros, por eles serem geralmente maiores do que aqueles colocados pelos compradores locais. Enquanto os clientes locais compram alguns produtos ou um palete, as empresas no exterior muitas vezes encomendam um contêiner de produtos que inevitavelmente leva ao aumento dos lucros. Além disso, se os produtos forem considerados únicos ou inovadores no exterior, os lucros podem aumentar rapidamente em pouco tempo.



Atinja metas comerciais importando e exportando produtos!



Importar e exportar produtos pode ser altamente benéfico para as empresas hoje em dia. Enquanto a importação pode ajudar pequenas e médias empresas a se desenvolver e expandir, atingindo mercados maiores no exterior, a exportação pode aumentar os lucros das empresas de médio e grande porte.

Se você está se esforçando para tornar o seu negócio líder em seu setor, ou se está pensando em reduzir os custos de produção, certamente vale a pena considerar a importação. Caso contrário, se o mercado local for pequeno demais para sua empresa e você estiver procurando novas oportunidades para expandir, a exportação pode ser sua chave para o sucesso.



38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page