top of page
  • Foto do escritoraFill Inovação

10 estratégias para aumentar sua capacidade de Criatividade e Inovação

Atualizado: 16 de jun. de 2020



A mais humana das qualidades, a criatividade, evidencia-se em nossa capacidade de resolver desafios ou problemas com novas ideias de soluções.

Já a inovação tem a ver com ação e realização. A inovação se manifesta na forma de uma ferramenta, benefício ou auxílio que resolve um problema ou cria uma vantagem.


É possível implementar algumas estratégias para aumentar a sua capacidade de criar e inovar:


1. Pessoas verdadeiramente criativas desenvolveram sua capacidade de observar e usar todos os seus sentidos, só que isso pode se tornar cansativo. Tire um tempo para descansar e absorver tudo.

2. Tanto a criatividade quanto a inovação são baseadas no conhecimento. Portanto, você precisa expandir continuamente sua base de conhecimento, pois quanto maior, mais ideias, padrões e combinações você pode obter, o que se correlaciona à criação de produtos e serviços novos e inovadores.

3. Suas percepções podem limitar seu raciocínio. Tenha cuidado com o modo como percebe as coisas. Em outras palavras, procure não julgar.

4. Imagine e desenvolva novas visões. A criatividade é frequentemente associada à arte e à cultura, mas não é necessário ser um Leonardo da Vinci. O que importa é estar disposto a imaginar novas possibilidades.

5. Dê um tempo para suas ideias. Por exemplo, quando estiver trabalhando em um grande projeto, inclua pausas para sair um pouco do foco do projeto e “arejar a cabeça”. Isso ajuda a ser mais inovador e criativo.

6. Experimente o máximo que puder. Exposição coloca mais ideias em seu subconsciente. Procure ativamente novas vivências para ampliar seu portfólio de experiências.

7. Trate os padrões como parte do problema. Reconhecer um novo padrão é muito útil, mas tome cuidado para não fazer parte dele.

8. Redefina o problema completamente, afinal todos os problemas têm soluções. Quando você define o problema real, pode resolvê-lo e seguir em frente.

9. Olhe para onde os outros não estão olhando para enxergar o que os outros não estão vendo.

10. Crie ideias no início do processo de inovação e depois pare. Muitas vezes, criamos várias ideias, mas demoramos a inovar. Em algum momento, você precisa desativar a parte de geração de ideias do processo e realmente trabalhar na parte de inovação e execução para dar vida a um projeto.


Se você gostou dessas estratégias, compartilhe!



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page