top of page
  • Foto do escritoraFill Inovação

Conteinerização

Atualizado: 16 de jun. de 2020


O começo de uma revolução


Ao olhar um navio repleto de contêineres, contêineres sendo baixados, movimentados pelas estradas, chegando nas empresas e mercadorias sendo descarregadas, pouca gente consegue imaginar o que isto significa.


Nenhuma inovação na história dos negócios é tão importante, mas simultaneamente desvalorizada, quanto o contêiner.


O que inicialmente foi considerado uma inovação menor, a conteinerização acabou sendo o maior impulsionador das importações e exportações globais até o momento. Quando analisamos o valor das exportações globais, podemos ver uma ligação direta entre a data de inauguração do contêiner, em 1956, e a explosão da atividade de exportação global.

A conteinerização deve ser vista como revolucionária, não somente pelo seu impacto sobre o custo, mas também pelo impacto no tempo. Antes dessa inovação, os navios normalmente ficavam no porto por algumas semanas, devido ao fato do carregamento e descarregamento serem extremamente demorados. Hoje um navio pode entrar e sair do porto dentro de 10 horas. Embora esse aumento de velocidade seja benéfico para todos os tipos de produtos, os produtos perecíveis, em particular, foram dramaticamente beneficiados. O tempo é o principal fator limitante na transferência de longa distância de mercadorias perecíveis e, sem os aumentos de velocidade provocados pela conteinerização, a indústria de alimentos frescos não teria a configuração internacional atual.


Olhando para o Futuro


Uma inovação que tem grande potencial para remodelar as cadeias de suprimentos atuais é o drone. Se livre de restrições legais, o drone poderá fornecer um modo de transporte de baixo custo e alta velocidade.

O cenário do comércio internacional como o conhecemos hoje foi moldado por inovações em logística que nos ajudaram a navegar e superar fatores limitantes. É vital entender o papel que essas inovações desempenharam e continuam desempenhando para que sirvam de inspiração e balizem as próximas inovações.



Fonte: Trade Finance Global



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page